Pesquisa

O Grupo de Pesquisa em Fotoquímica Orgânica Aplicada (GPFOA) sintetiza novos compostos orgânicos fotoativos a partir de metodologias descritas na literatura ou propondo novas metodologias de síntese. Assim, podem ser obtidas diversas famílias de compostos, tais como benzazóis (1), cianinas (2), esquaraínas (2), indóis funcionalizados (3), além de diferentes estruturas supramoleculares (4)

 

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

Estes compostos podem apresentar absorção na região do UV-Vis até o NIR. Alguns deles apresentam elevada estabilidade térmica e fotofísica, com uma grande separação entre os máximos de absorção e emissão (deslocamento de Stokes), devido a um mecanismo de transferência protônica intramolecular no estado eletrônico excitado (ESIPT).

Os heterociclos aromáticos sintetizados pelo GPFOA do IQ/UFRGS possuem diferentes conjugações e funcionalidades apresentando assim grande versatilidade sintética, o que permite o seu estudo como sensores ópticos de ânions ou macromoléculas em solução, como monômeros fotoativos para a produção de novos materiais poliméricos orgânicos fluorescentes ou como sílicas modificadas na preparação de novos materiais híbridos fotoativos.

 

Além disso, o GPFOA têm interesse no estudo fotofísico estacionário e resolvido no tempo de diferentes compostos fotoativos em solução, no estado sólido ou em meio confinado. Pesquisa esta que é desenvolvida em colaboração com diversos grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

Infra-Estrutura

O Grupo de Pesquisa em Fotoquímica Orgânica Aplicada tem à sua disposição uma infra-estrutura de equipamentos completa para as áreas de Síntese Orgânica, pois conta com o apoio da Central Analítica do IQ/UFRGS que é um centro de análise de materiais e substâncias químicas direcionado para o ensino e a pesquisa em nível de graduação e pós-graduação. A CA dispõe de técnicas clássicas de caracterização, tais como Ressonância Magnética Nuclear de hidrogênio e carbono, espectroscopia de absorção na região do Infravermelho, além de análise elementar e uma vasta gama de técnicas de análise térmica.

 

 

Na área de fotoquímica o Grupo de Pesquisa em Fotoquímica Orgânica Aplicada conta com diversos equipamentos podendo realizar uma vasta gama de análises e estudos fotofísicos.

Espectroscopia de absorção na Região do UV-Vis/NIR próximo

- Espectrofotometro Ultravioleta-Visível Shimadzu, Modelo UV-2450, com esfera de integração ISR-2200, que permite medida da reflectância difusa, total e especular; e medidas de transmitância de líquidos e sólidos, além de suporte para filmes.

 

 

Espectroscopia de Emissão de Fluorescência Estacionária

- Espectrofluorímetro Shimadzu, Modelo RF-5301PC com suporte para amostras sólidas (pós) e acessório para correção espectral (220-900nm).

 

 

Medida de Tempo de Vida de Fluorescência

- Sistema EasyLife V com uma janela de tempo de vida de 100 ps a 3 μs. Medidas em solução e em estado sólido.

- EasyLife excitation LEDs: 340 nm, 366 nm, 375 nm, 380 nm, 405 nm, 445 nm, 463 nm, 525 nm e 630 nm.

 

 

 

© 2019 FOA (AOP). Todos os direitos reservados (All rights reserved)